domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mercado: 2011/12

Ora viva… Dos jogadores que tinha falado anteriormente, como potenciais reforços do S.C.Braga, alguns já deixaram de ser possíveis. Jardel já rumou para a luz, Djalma já assinou pelo porto. Mas como nem tudo é mau, R.Galo já é nosso! Portanto, vamos a lista actualizada…

Bracalli: Para mim um dos melhores guarda-redes da nossa Liga, é um guarda-redes muito completo que faz das suas principais armas a concentração e a agilidade. Têm 29 anos e está em final de contrato. Seria um excelente reforço para o S.C.Braga para a próxima época.

(S.C.Braga) R.Galo: Têm feito uma excelente época no Gil Vicente, onde têm actuado está época como ala direito, no entanto, é um defesa direito de formação que ofensivamente é muito forte. Excelente progressão com bola, remata bem, evoluído tecnicamente e ataca bem os espaços dando profundidade a equipa. Com 24 anos está na altura certa para dar o salto. Espero bem que o salto seja para o S.C.Braga! Porque é daqueles jogadores que não engana e a menos que ande tudo a dormir, mais tarde ou mais cedo vai aparecer num clube de topo da 1ª Liga.

(slb) Jardel: Central que têm dado nas vistas nesta primeira volta ao serviço do Olhanense, é muito forte no jogo aéreo, agressivo q.b., joga muitas vezes na antecipação, não é um central lento, nem preso de rins apesar dos seus quase 2 metros. Com apenas 24 anos, com muita margem de progressão pode se tornar um central de grande qualidade. O seu passe pertence a Traffic, o que o torna um jogador relativamente caro…

F.Lopes: Não tenho a certeza quanto a sua situação contratual (ou está em final de contrato, ou têm mais ano e meio de contrato) mas caso esteja em final de contrato é um central a ter em atenção pelos responsáveis do S.C.Braga, com apenas 23 anos e já com várias épocas de 1ª liga nas pernas, sempre com bons desempenhos. A sua maior virtude é o jogo posicional onde ele é muito forte. Têm se falado de vários clubes ingleses atrás dele, embora o facto de não ser propriamente um jogador muito possante o possa prejudicar na Premier Ligue.

Sereno: Um central que se destacou ao serviço dos nosso vizinhos, está agora a “roçar” bancos no Porto… O que me parece um desperdício! Caso o Porto não conte com ele, seria uma excelente opção para o S.C.Braga. E o S.C.Braga pode eventualmente utilizar o Rodriguez como moeda de troca agora em Janeiro. O S.C.Braga ficava a ganhar porque ganhava já um central de qualidade para a próxima época, já que Rodriguez certamente não ficará cá para a próxima época. E o Porto, eventualmente antecipasse a concorrência que possa surgir na sua contratação no final do ano.

(Actualização) João Real: Um jogador que me tinha passado quase despercebido, até ao jogo contra o sporting. Não sendo nenhum poço de técnica, ou um central de extraordinária classe, mas é um jogador muito bravo, combativo, sempre com a noção do que se passa a sua volta e com muito bom tempo de corte quer no chão quer pelo ar. Têm 27 anos, está na idade “ideal” para dar o salto. Parece-me uma boa aposta! É bastante consistente, já conhece o campeonato, e com certeza não será muito caro…   

(Actualização) Vítor Gomes: Apesar de achar que o nosso miolo está fechado. Vítor Gomes parece-me uma boa aposta caso saia alguém, é um jogador versátil, tanto pode jogar a Nº8 como a N.º6 e até como Nº10, raçudo e dotado tecnicamente, com muita amplitude no seu jogo. Renovou recentemente com o Rio-Ave até 2014, mas penso que com uma cláusula de rescisão baixa.

(fcp) Djalma: É daqueles jogadores que me enche as medidas. Poder de explosão, bom remate, bom tecnicamente, diversidade de movimentos, tanto vai a linha como fura no meio, tanto é capaz de jogar ao primeiro toque como fintar 2 jogadores… Está em final de contrato mas a sua contratação não me parece fácil, aos 23 anos já é um jogador de grande nível, que só peca por falta de regularidade. Mas as qualidades estão lá e não me parece que os “grandes” o deixem escapar… Mas...

B.Gama: Outro jogador que grande nível, que anda “perdido” na nossa Liga. Excelente tecnicamente e tacticamente. É um jogador capaz de gerir os tempos de jogo (o que não é para todos…), com diversidade de movimentos, bom remate, boa condução de bola, boa finta, cabeça levantada… Para mim só lhe falta uma coisa para se tornar um jogador de topo, que é o poder de explosão. Se conseguir evoluir nesse aspecto, torna-se um jogador de selecção!


Renteria: É daqueles jogadores que até se pode não gostar, mas obrigatoriamente têm de se lhe reconhecer qualidade e utilidade! Falha muitos golos, dizem uns, cria muitas oportunidades dizem outros…
A sua relação com o golo não é a melhor, no entanto, tudo o resto que procuramos num grande avançado está lá! Poder de choque, velocidade, técnica, condução de bola, sabe jogar de costas para a baliza e servir de apoio, sabe cair nas alas para arrastar a defesa… Por tudo aquilo que traz para qualquer equipa parece-me um excelente avançado para o S.C.Braga.  
Mario Rondón: Um avançado rápido, ágil, com boa condução de bola, bom na antecipação… Confesso que o pouco que vi nele, gostei… Mas ao contrario do Renteria, este não é um avançado de apoio, mas antes um finalizador. Perde na capacidade de choque e na capacidade de segurar a bola, mas tem um bom poder de antecipação e é bastante rápido. Não sei se têm qualidade/maturidade suficiente para ser o nosso n.º 9, mas que têm qualidade para estar no plantel do S.C.Braga, isso sem dúvida!  


(Actualização) Éder: É um avançado muito possante, rápido, bastante móvel e têm técnica! É daqueles avançados, que mesmo que não marque, derrete qualquer dupla de centrais… Têm 23 anos têm contrato até 2012 com a Académica. Não será um alvo barato, pelo menos para já, já no final da época com apenas mais um ano de contrato a conversa já pode ser outra, mas que têm imenso potencial, têm! Outra questão que se coloca, é que Vilas Boas o aprecia…  

(Actualização) Babá: O avançado do Marítimo que tem brilhado esta época. É rápido, forte e explosivo, gosta de jogar solto na frente de ataque, sem grandes preocupações posicionais. E para além disso, já está devidamente adaptado ao futebol europeu. Está em final de contrato, mas o interesse do sporting e de alguns clubes franceses pode, complicar e de que maneira a sua contratação…  

(Actualização) Douglas: Antes da lesão, era para mim, um do melhores avançados a jogar em Portugal. É um jogador muito forte fisicamente, capaz de segurar a bola de costas para a baliza com qualidade e porque têm um remate acima da média. Se ele vai voltar a ser aquilo que já foi, não sei, e será sempre uma aposta de risco. Mas face a qualidade evidenciadas na sua primeira época merece que se olhe para ele com muita atenção! 

Sem comentários:

Enviar um comentário