sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Consumo interno

Hoje, ao ouvir Carlos Carvalhal no “Pontapé de Saída”, confirmei “junto” de um treinador a minha reflexão sobre o mau início de campeonato. É muito difícil jogar contra um Arsenal no meio da semana e contra uma equipa em que temos de assumir o jogo no fim de semana… É muito difícil mudar a forma de jogar de 3 em 3 dias… Não há mecanismos que aguentem! E dai a nossa dificuldade em ter fio de jogo contra equipa teoricamente mais fracas. O modelo de jogo da equipa para esta época foi desenvolvido em função da qualificação para a Liga dos Campeões. Como já o tinha escrito num post no “SuperBraga” a propósito do mercado de Inverno

 “… O que penso, que se pode e deve fazer, é retocar o plantel já a pensar na próxima época! Temos de ver o que queremos na próxima época em termos de modelo de jogo para retocar mediante isso…
Pelo decorrer da presente época, Domingos tem optado por jogar com um avançado solto na frente, que dê acima de tudo profundidade e que jogue no espaço e de frente para a baliza como é o caso do Matheus. Já o ano passado jogávamos com um avançado que jogava muito de costas para a baliza, que segura a bola e que servia de apoio ao trio que estava atrás dele, com maior ou menor mobilidade tanto Meyong como Renteria faziam isso.

Eu pessoalmente gostava mais da forma como o SCB jogava o ano passado, no entanto, a equipa é bem mais concretizadora está época! Além de que, jogar com o modelo de jogo do ano passado na Liga dos Campeões seria muito complicado de atingir os resultados que atingimos…
Como dificilmente atingiremos a Liga dos Campeões este ano, e como iremos perder o Matheus, eu para o ano optaria por jogar com um avançado que serva essencialmente de apoio. Ficando com o Lima como um avançado diferente, para fazer dupla em caso de necessidade com qq um dos outros 2. Éder é um ponta de lança que encaixava perfeitamente neste modelo, muito forte fisicamente, boa mobilidade, agressivo, no entanto, já temos o Yazalde que apesar de não ter o mesmo faro tb pode fazer esse papel…”

Sem comentários:

Enviar um comentário